Cida Borghetti vai buscar recursos para infraestrutura

Publicado em 31/03/2015 às 10h18

A vice-governadora Cida Borghetti apresentou seis projetos e ações que vai coordenar ou articular em parceria com os secretários estaduais. Entre eles, a construção do Trem Pé-Vermelho (ferrovia entre as regiões metropolitanas de Londrina e Maringá), investimentos federais nas universidades estaduais, políticas públicas de saúde preventiva e a criação de um projeto-piloto para atender crianças de zero a seis anos, seguindo o Marco Legal da Primeira Infância que foi aprovado recentemente no Câmara Federal

"São ações intersetoriais, que vão envolver diversos órgãos do Estado. Conto com o apoio e o auxílio dos secretários estaduais e de toda a equipe do Governo", afirmou a vice-governadora.

O Trem Pé Vermelho é uma antiga demanda da região Norte do Estado. Uma ferrovia de 150 quilômetros que passa por 13 municípios ligando as regiões metropolitanas de Londrina (Ibiporã) e Maringá (Paiçandu) com estimativa de transportar 36 mil passageiros por dia. "É um trem regional que vai integrar as duas cidades mais importantes da região, consolidando uma metrópole linear", ressaltou Cida.

Segundo a vice-governadora, já há R$ 10,7 milhões no Ministério das Cidades, a fundo perdido, destinados para a execução dos projetos dos trechos metropolitanos de Londrina e Maringá. "Os próximos passos são buscar recursos para a execução do projeto do trecho restante e a contratação os estudos ambientais."

Cida afirma que também vai articular com o governo federal e com a bancada paranaense a destinação de recursos da União para investimentos nas universidades estaduais. Constitucionalmente o ensino superior é responsabilidade do governo federal. "O Paraná mantém sete universidades estaduais que atendem mais de 100 mil alunos, vamos buscar recursos para aumentar os investimentos na área."

PRIMEIRA INFÂNCIA - A vice-governadora salienta que vai trabalhar para que o Paraná seja pioneiro nas ações de proteção às crianças de zero a seis anos, seguindo o Marco Legal da Primeira Infância.

A legislação, recentemente aprovada pela Câmara Federal, é considerada uma das mais modernas do mundo e alia educação, direitos humanos e saúde. "Precisaremos do apoio das prefeituras para criar um projeto-piloto que na sequência será expandido para outros municípios."

SAÚDE PREVENTIVA - Para melhorar o atendimento à população e melhorar a eficiência dos investimentos em saúde, a vice-governadora vai auxiliar na criação de novas ações e articular as já existentes com o foco na prevenção.

"Além de assegurarmos uma melhor qualidade de serviços à população, estudos da Organização Mundial da Saúde indicam que há uma economia de quatro dólares para cada dólar investido em prevenção", explicou.

VÔO INTERNACIONAL - Cida também lembrou que o Governo do Paraná negocia com a empresa aérea Alitalia a criação de um vôo sem escalas entre Foz do Iguaçu e a Itália.

O assunto foi tema de uma reunião na semana passada com o executivo-chefe (CEO) da empresa Cilvano Cassano, o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, e executivos da empresa italiana.

"O Governo do Paraná está fazendo o levantamento dos dados requisitados pela empresa, mas estamos confiantes. Uma das possibilidades, para assegurar a viabilidade econômica do trecho, é a rota Itália, Foz do Iguaçu e alguma capital do Mercosul."

O Paraná também vai negociar a instalação de um escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) com o foco no desenvolvimento de cidades sustentáveis. 

 

Fonte: AEN

Categoria: Investimento, Norte do Paraná, Paraná, Trem Pé Vermelho
Tags: Investimento, Norte do Paraná , Paraná, Trem Pé Vermelho

Enviar comentário

voltar para Notícias

left tsN fwR uppercase show|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left fwR uppercase show bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd c10|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||