Em pleno crescimento, Cocari completa 53 anos

Publicado em 09/02/2015 às 11h07

Neste dia 7 de fevereiro a Cocari completa 53 anos. Com uma história marcada por grandes desafios e conquistas na mesma proporção, a cooperativa atravessa um importante momento – de crescimento com bases sólidas. O ano de 2014 foi extremamente positivo para a cooperativa. A Cocari cresceu 27% em faturamento, passando a integrar o grupo seleto de cooperativas com faturamento bruto acima de R$ 1 bilhão. Hoje, possui mais de 6.700 cooperados, na maioria pequenos produtores, atuando nos estados do Paraná, Goiás e mais recentemente em Minas Gerais, onde a cooperativa inaugurou um entreposto no município de Guarda-Mor.

Postos de trabalho – O aumento da geração de empregos no ano passado também foi grande. A cooperativa saltou de 1.806postos de trabalho no início de 2014, para 2.878 empregos diretos no final do ano, um crescimento de quase 60%. O impulso para gerar tantas contratações vem da demanda da Unidade Industrial de Aves (UIA) da cooperativa, inaugurada oficialmente em 2012.

História – Nesta fase de colher frutos e semear novos planos, o presidente da Cocari, Vilmar Sebold, destaca a importância de cada etapa vencida. “A história da Cocari, assim como das famílias que lutaram para desbravar nossa região, é repleta de muita determinação e visão de futuro”, comenta. “Nosso imenso respeito a todos os associados e colaboradores, que, juntos, construíram os 53 anos de história da Cocari”, salienta o presidente.

Crescimento sólido – Nos últimos anos, a Cocari vem investindo fortemente na industrialização. Agregar valor à produção dos cooperados, diversificando os negócios, é primordial para manter esse crescimento sólido, e isso só se torna possível pela confiança depositada pelos cooperados na Cocari, como frisa o vice-presidente da cooperativa, Dr. Marcos Trintinalha. “Nesses 53 anos a cooperativa passou por momentos de dificuldades e por outros de desenvolvimento, como se encontra agora. No campo, em 2014 tivemos um dos melhores anos de nossa história, além de trabalhar para estabilizar o abate de aves, rumo à planta cheia. E diante desse desenvolvimento cada vez maior, só temos a agradecer aos associados pela confiança”, afirma Dr. Trintinalha.

Condução – O vice-presidente fala sobre a importância da gestão. “O crescimento de uma cooperativa vai acontecer a partir do momento em que for conduzida por uma gestão profissional, como é feito na Cocari hoje, associada à confiança que o associado tem na cooperativa”, acrescenta Dr. Marcos Trintinalha.

 Expectativas – E este ano de 2015 começa com grandes expectativas para a cooperativa, nos mais diversos setores. Com relação à produção agrícola, a perspectiva é interessante, como comenta o presidente Vilmar Sebold. “O clima se ajustou e devemos ter safra cheia para a soja. Em relação ao milho, o plantio ainda vai ser feito, devido ao atraso no plantio da soja, e não devemos nos preocupar com antecedência, já que, historicamente, o milho remunera o produtor. Apesar das dificuldades históricas com a comercialização do trigo, estamos diante de uma safra importante e continuaremos apoiando o cultivo”, diz. “Na cultura do café houve muito esforço dos cafeicultores após as geadas de 2013, porém, o mercado reagiu. Agora, é adequar a cultura para mecanização porque, seguramente, a escassez de mão-de-obra vai se acentuar”, lembra. “Para o mercado de carnes, diante da demanda por alimentos no mundo, acreditamos que as exportações continuarão a balizar os preços internos”, frisa Sebold.

Responsabilidade e governança – O presidente salienta as perspectivas para este ano. “Em 2015 acreditamos que a Cocari continuará crescendo com responsabilidade e governança, respeitando as leis vigentes no país. Nosso cenário naquilo que produzimos e que sustenta a balança comercial brasileira é positivo. O que precisamos é ter sabedoria e acompanhar aquilo que pode nos afetar, como preço da energia elétrica, aumento tributário, inflação etc.”, reforça.

Respeito à história – Vilmar Sebold também ressalta a importante contribuição de cada uma das pessoas envolvidas ao longo da história. “Pessoas constroem a história das famílias, das empresas, das cidades, dos estados e das nações. Em respeito aos associados, nossa homenagem a todos os ex-presidentes que lideraram a construção da história da Cocari: Oripes Rodrigues Gomes, Amaro Assumpção, Décio da Silva Bacelar e Dorival Malacario. Muito obrigado”, conclui Sebold.

Frutos – O reconhecimento pela atuação na área socioambiental é reflexo do compromisso da cooperativa em contribuir para o desenvolvimento das comunidades. Entre as mais recentes conquistas estão o Prêmio Cooperativa do Ano, em Desenvolvimento Sustentável, com a realização do Projeto Olho D’Água, promovido em parceria com a Nortox, e o Troféu Chico Mendes, em Gestão Sócio Ambiental Responsável, conquistado pelo quarto ano consecutivo. São iniciativas que, muito além de render prêmios, vêm transformando a realidade das pessoas ao redor da Cocari.

 

Imprensa Cocari

 

Categoria: Agronegócio, Norte do Paraná, Paraná
Tags: Agronegócio, Norte do Paraná , Paraná

Enviar comentário

voltar para Notícias

left tsN fwR uppercase show|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left fwR uppercase show bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd c10|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||