Mais de 90% dos espaços da Movelpar estão comercializados

Publicado em 30/01/2019 às 09h53
A Movelpar - feira do setor moveleiro em Arapongas - é um termômetro de como irá se comportar o setor ao longo do ano. A edição 2019 ocorre de 18 a 21 de março, no Expoara (Centro de Eventos) e já está com 90% dos estantes comercializados. Serão mais de 130 expositores, representantes de cerca de 200 marcas no mercado moveleiro. 
 
"Hoje, temos várias indústrias que possuem mais de uma marca no segmento de atuação e esse é justamente o crescimento que estamos verificando em relação à edição de 2017", disse Rosana Belo, presidente do Expoara. 
 

Segundo Belo, as empresas estão segmentando sua atuação e diversificando seus produtos de acordo com as demandas do público alvo, o que faz com que uma indústria expositora traga para o evento mais opções de negócios espelhadas em um portfólio mais amplo. 


A expectativa dos organizadores é registrar um fluxo superior a 35 mil pessoas durante os quatro dias do evento. A Movelpar abre o calendário de feiras e negócios do setor e se posiciona como um centro lançador de tendências e soluções para o mercado, o que deve atrair empresários e representantes comerciais de todas as regiões do País. "Deveremos receber ainda caravanas de polos moveleiros com empresários de micro e pequenas empresas do setor varejista", afirmou a presidente. 


Na edição deste ano haverá uma rodada de negócios internacional com importadores que estão sendo convidados pela Abimóvel (Associação Brasileira da Indústria Moveleira), por meio do Programa Brazilian Furniture, e outra nacional com lojistas convidados pelo Sebrae. As rodadas serão realizadas com as indústrias expositoras de acordo com o interesse de compra e venda. 


"A aproximação da indústria e do varejo no Brasil e no mundo deverá impulsionar a realização de mais negócios, tanto na Movelpar quanto no pós-feira, fortalecendo o relacionamento entre a cadeia produtiva. A nossa expectativa é crescer em relação à última edição que registrou intenção de negócios superior a R$ 500 milhões", comentou Belo. 


A feira vai contar com mudanças na infraestrutura do Centro de Eventos. "A avenida principal terá maior largura para que os visitantes tenham visibilidade ampliada do evento. Os expositores também contam com uma nova estrutura de auditórios projetados em diferentes formatos para utilização durante o evento. Já estamos com as agendas dos espaços sendo preenchidas para realização de reuniões e convenções de vendas", afirmou a presidente. 


Uma novidade será a edição do Prêmio de Design Movelpar que contará com a exposição de protótipos de designers das empresas expositoras em duas categorias: 'Grandes e Médias Empresas' nas modalidades sala de estar, sala de jantar e copa, quarto, cozinha, banheiro, área externa e linha rústica, infantis e escritórios) e Sebrae/APL de Móveis na modalidade marcenaria. 

MERCADO 


De acordo com a Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em 2018, o Paraná sentiu uma redução nas exportações com uma queda 2,9%. Mas as empresas de Arapongas tiveram melhora nas exportações e recuperação do mercado interno. 


O presidente do Sima (Sindicato das Indústrias Moveleiras de Arapongas e Região), Irineu Munhoz, afirmou que o setor ainda não fechou o balanço de 2018, mas ele acredita que o crescimento geral será entre 8% a 10% em relação ao ano anterior. 


"Acreditamos que em 2019 devemos crescer um pouco mais. Acredito que ultrapasse os dois dígitos. No mercado interno o clima melhorou bastante depois das eleições e percebemos uma recuperação dos serviços e da massa salarial", afirmou Munhoz. 


Um balizador do ano será a Movelpar. "É a maior feira que atende o mercado nacional e dá uma medida boa de como será o ano", disse o presidente. Segundo ele, a indústria ainda não conseguiu recuperar as margens de lucro, principalmente por causa dos preços de insumos e matérias-primas que subiram acima da inflação.

 

Fonte: Folha de Londrina

 

Enviar comentário

voltar para Notícias

left tsN fwR uppercase show|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left fwR uppercase show bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd c10|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||