Paraná terá mais seis shoppings até 2018

Publicado em 11/03/2016 às 17h20

O Paraná vai receber até dezembro de 2018 seis novos shoppings, incluindo o londrinense Aurora Shopping, previsto para ser inaugurado dia 26 de abril. Os empreendimentos foram planejados há mais de quatro anos, em um contexto econômico bastante diferente. Inaugurá-los em meio à profunda crise política e econômica por que passa o País é um desafio grande. Mas os números da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) não são exatamente desanimadores. 


No ano passado, com 444 milhões de visitas mensais, o mercado de shopping centers brasileiro registrou alta de 6,5% nas vendas em relação ao ano anterior, atingindo total de R$ 151,5 bilhões. A expectativa do setor para 2016 é manter o ritmo de 6,5% de crescimento. "Já tivemos momentos melhores. Nos anos anteriores, o crescimento era sempre de dois dígitos", conta Adriana Colloca, superintendente da entidade. 


De acordo com ela, o crescimento dos shoppings está relacionado à abertura de novas unidades em 2015. Foram 18 em todo o País, sendo que o número de lojas aumentou 3,1%, totalizando 98.200. E também à capacidade desses empreendimentos de "se reinventarem, se modernizarem, se adaptarem". "Além disso, a cultura dos shoppings está cada vez mais disseminadas e muitas cidades do interior estão recebendo seus primeiros agora", declara. 


Adriana afirma que o setor tinha expectativa "muito ruim" para este começo do ano, principalmente para os dois primeiros meses, que são historicamente difíceis. "Mas o nosso feeling é que a situação está bem melhor que o previsto", declara ela, ressalvando que ainda não há números que confirmem esta percepção. Ao contrário do ano passado, os empresários esperam um segundo semestre melhor que o primeiro. 


A superintendente diz que a associação só tem o controle dos shoppings a partir do momento em que eles começam a ser construídos. Ela acredita que, neste momento, os investidores estão com o pé no freio e não devem lançar novos empreendimentos até que os rumos da economia e da política se definam. 

Por setor


No balanço do ano da Abrasce do ano passado, a categoria de perfumaria cresceu 9%. Os segmentos de lazer/entretenimento (8,4%); conveniência/serviços (6%) e alimentação (5,3%) também tiveram desempenho favorável ao longo de 2015, todos acima de 5%. A região Sudeste foi a que ganhou a maior quantidade de novos empreendimentos – ao todo foram 8 – seguida pelo Nordeste, com 7 lançamentos no ano. Do total de shoppings inaugurados, 12 ocorreram fora dos grandes centros. Segundo o Censo Abrasce 2015-2016, 48% dos shopping centers estão localizados em capitais brasileiras e 52% em outras cidades. Apesar de perfis variados, 41% dos empreendimentos localizam-se em municípios com até 500 mil habitantes, o que aponta para uma tendência cada vez maior de interiorização no setor. 

 

Fonte: Folhaweb

Categoria: Emprego, Investimento, Norte do Paraná, Paraná

Enviar comentário

voltar para Notícias

left tsN fwR uppercase show|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left fwR uppercase show bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd c10|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||