Região Norte do Paraná terá plano de desenvolvimento integrado

Publicado em 22/12/2015 às 11h16

O governador Beto Richa autorizou nesta segunda-feira (21) a abertura de licitação para contratação de uma consultoria que fará o projeto técnico do Plano Metrópole Paraná Norte. O objetivo é elaborar uma estratégia de desenvolvimento integrado para os 15 municípios que constituem o núcleo central das regiões metropolitanas de Londrina, Maringá e Apucarana. A autorização foi assinada no Palácio Iguaçu, em Curitiba. 

As 15 cidades têm cerca de 2 milhões de habitantes e R$ 35 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB). “Esse é um projeto estratégico para o desenvolvimento social, ambiental e econômico da região Norte do Paraná”, disse Richa. Indiretamente, lembrou o governador, os mais de 70 municípios destas três regiões metropolitanas também serão beneficiados. 

A consultoria será contratada através de licitação pública com recursos de um financiamento contratado junto ao Banco Mundial. O projeto foi concebido pela Secretaria do Planejamento e já recebeu sinal verde do Banco Mundial, que enviou um técnico à região para colher informações socioeconômicas nos municípios. 

DIREÇÃO - A ideia é dar uma direção ao desenvolvimento das cidades, com ações articuladas de caráter econômico, social, urbano, ambiental e de infraestrutura. Com isso, será possível alavancar o crescimento socioeconômico da região de forma integrada e homogênea para os próximos 30 anos. 

Além da região Norte, explicou Richa, o governo estadual também contratará uma consultoria para elaborar um projeto de desenvolvimento para os sete municípios litorâneos do Paraná. “Precisamos pensar de forma integrada para racionalizar os gastos públicos e avançarmos no desenvolvimento dessas importantes regiões do Estado”, afirmou o governador. 

POTENCIALIZAR - O secretário do Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros, explicou que o prazo para que o projeto fique pronto é de 12 meses a partir do resultado da licitação. “Vamos olhar as vocações de cada cidade para traçar diretrizes e ações estratégicas para o desenvolvimento regional”, afirmou. 

Ele disse que o Plano da Metrópole Paraná Norte tem o propósito de potencializar de maneira planejada a pujança já comprovada do importante eixo formado por Londrina, Maringá e Apucarana. “É preciso pensar a região de forma integrada. Esse plano servirá para orientar as ações dos municípios para crescimento ordenado de toda região”, disse ele. “É preciso substituir a improvisação e as ações locais isoladas pelo planejamento”, afirmou. 

O secretário citou a implantação do Trem Pé Vermelho, ferrovia de passageiros que ligará as regiões metropolitanas de Londrina e Maringá, como exemplo de ações que podem contribuir para o desenvolvimento envolvendo transporte e logística. 

AVALIAÇÃO – A região de Apucarana tem 23 municípios que concentram uma população de 300 mil habitantes. O prefeito Beto Preto elogiou a proposta do Estado e disse que a criação de uma metrópole linear Norte é um sonho antigo da região. “A região de Maringá, Apucarana e Londrina formam um grande eixo de desenvolvimento. É importante um plano como esse para termos um direcionamento nas ações e políticas públicas”, afirmou. 

O prefeito destacou as características econômicas da região e lembrou que Apucarana tem um grande potencial na área têxtil. “Nossa prioridade é agregar maior valor aos nossos produtos e fazer com que as riquezas fiquem na cidade, contribuindo para o crescimento regional”, afirmou. 

O evento foi acompanhado do deputado federal Alex Canziani, além de prefeitos e integrantes do governo estadual. 

 

 

Fonte: AEN

Categoria: Investimento, Logística, Norte do Paraná, Paraná, Trem Pé Vermelho

Comentários

Fábio Cavazotti em 08/11/2016 22:26:24
Boa noite

Esta licitação foi concluída? O estudo está em execução? Como podemos acessar mais informações?

Obrigado

Enviar comentário

voltar para Notícias

left tsN fwR uppercase show|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left fwR uppercase show bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd c10|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||