Secretaria será interlocutora do Governo com setor empresarial

Publicado em 18/06/2018 às 15h18

Ações para geração de emprego, crescimento econômico e atração de investimentos são alguns dos objetivos da nova Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico. A posse formal ao novo secretário foi dada pela governadora Cida Borghetti nesta quarta-feira (13) em solenidade no Palácio Iguaçu. O empresário Virgílio Moreira Filho é quem assume a nova pasta.

“Com muita sabedoria e diálogo vamos buscar mais desenvolvimento industrial e empresarial, geração de oportunidades de emprego e renda e fazer a diferença”, disse a governadora. Segundo ela, o Estado já é destaque nacional e tem no Paraná Competitivo o melhor programa de atração de investimentos da América do Sul.

Cida reforçou que a administração estadual segue empenhada em criar novas políticas públicas que atendam as demandas de empreendedores e trabalhadores. “Queremos um Paraná cada vez melhor e paranaenses melhores”, afirmou.

Cida também agradeceu o novo secretário por aceitar o desafio e a disposição em trazer sua experiência para somar na equipe de governo. “É importante termos uma voz que represente o setor empresarial no primeiro escalão do Governo do Estado. O grupo conhece os desafios, as reais necessidades e pode dar o apoio necessário. Estamos à disposição para que o Paraná seja sempre este Estado de sucesso e protagonista de várias ações importantes que pautam muitas vezes o país”, afirmou.

EIXO - Para o novo secretário, o apoio às empresas já instaladas no Estado e a visão de um importante eixo de negócios serão fundamentais para manter a missão da secretaria. “Vamos trabalhar com articulação. Seremos um interlocutor do governo junto ao setor empresarial buscando novas empresas, auxiliando as que já estão instaladas no Estado e buscar a promoção de investimentos e negócios com outros países. Com a estrutura que nós temos, o objetivo é ser um eixo de negócios no nosso país”, afirmou Virgílio, que ainda destacou o programa Paraná Competitivo como um grande apoio para investimentos produtivos no Estado.

Ele também se disse satisfeito e honrado em assumir a pasta. “Um interlocutor é de fundamental importância para levar as reivindicações e caminhar para o lado do amparo e apoio às empresas, que são elas que geram renda, emprego e desenvolvimento econômico”, disse.

Moreira Filho assume as atribuições da Coordenação de Desenvolvimento Econômico, que fazia parte da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, ficando vinculadas a ele a Junta Comercial do Paraná, a Fomento Paraná, Agência Paraná Desenvolvimento (APD) e o programa Paraná Competitivo.

O secretário especial também vai presidir o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná.

CUSTO - A nova secretaria não vai gerar nenhum custo adicional ao Estado. Para criação da área foi extinto o cargo de secretário especial de Cerimonial e Relações Internacionais. Todo o suporte técnico, administrativo e financeiro necessário será prestado pela Secretaria de Estado do Planejamento e os servidores da antiga Coordenação de Desenvolvimento Econômico agora ficam subordinados à Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico.

Virgílio Moreira Filho tem longa experiência na área de representação político-institucional, tanto como presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos e Eletrônicos do Estado (Sinaees), como integrante da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Conta, ainda, com uma passagem pelo Governo do Estado, no período de 2005 a 2006, quando esteve à frente da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.

PRESENÇAS - Estiveram presentes na solenidade o chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico; os secretários estaduais do Trabalho e Relações com a Comunidade, Paulo Rossi; da Comunicação Social, Alexandre Teixeira; da Cultura, João Luiz Fiani; da Administração e Previdência, Fernando Ghignone; da Fazenda, José Luiz Bovo; de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion; de Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno; da Agricultura e Abastecimento, George Hiraiwa; do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros; o presidente da Cohapar, Nelson Justus; o diretor-presidente da Compagas, Luiz Malucelli Neto; o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio Félix; o presidente do BRDE, Orlando Pessuti; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara; o presidente da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Meneguette; presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Ari Faria Bittencourt; e os deputados estaduais Maria Victoria, Pedro Lupion, Luiz Claudio Romanelli, Tião Medeiros, Claudio Palozi, e demais autoridades e lideranças.

 

Fonte: AEN

Enviar comentário

voltar para Notícias

left tsN fwR uppercase show|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left fwR uppercase show bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd c10|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||