TR tem papel fundamental na escolha da TCS pelo Norte do PR

Publicado em 17/01/2018 às 17h22

A empresa indiana TCS - TATA CONSULTANCY SERVICES anunciou oficialmente, no último dia 15, a construção de sua nova unidade de Delivery Center, em Londrina, finalizando um processo que teve início em janeiro de 2017, com a participação fundamental da Agência de Desenvolvimento Terra Roxa.

Coube à agência a função de apoio na prospecção e estudo de mercado para o grupo, num trabalho conjunto com a Codel. Os primeiros encontros com os representantes da TCS ocorreram quando a empresa estava em fase final de avaliação da localidade para instalação de sua planta de expansão no Brasil, restando entre as finalistas as cidades de Campo Grande, Juiz de Fora e Londrina.

A Terra Roxa, atendendo a convite da Codel, integrou o receptivo e apresentou um panorama do potencial econômico do Norte do Paraná aos diretores do board brasileiro da empresa. Em seguida iniciou atendimento personalizado à TCS, em parceria com a Codel, recebendo-os por outras vezes em Londrina, para levantamento de informações consideradas estratégicas pela empresa para a tomada de decisão.

“Outras visitas e reuniões ocorreram, os contatos foram amadurecendo e a Terra Roxa fez uma série de indicações e contribuições para o andamento da prospecção, desde estudos de mercado a indicações de contatos relevantes na região”, informa o presidente da entidade, Valter Orsi.

Ele destaca que o trabalho conjunto entre a Codel e demais parceiros envolvidos, entre eles a Terra Roxa, foi crucial para o sucesso desta prospecção. “A nossa intenção é estreitar cada vez mais os laços com companhias ligadas ao setor de Tecnologia da Informação, assim como com grupos de destaque da economia indiana”, completa o presidente da entidade.

Orsi ressalta ainda que a Terra Roxa é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), portanto, não tem fins lucrativos. “A agência tem sido o canal de informações e aproximação entre empresas nacionais e internacionais e órgãos públicos e empresários da região, desempenhando seu importante papel de agente de fomento e desenvolvimento regional”, destaca.

 

Agradecimentos marcam discursos

Durante a solenidade de anúncio oficial da instalação da TCS em Londrina, representantes da empresa fizeram um agradecimento especial às entidades que contribuíram em todo o processo. A solenidade foi acompanhada pelo vice-presidente e pelo conselheiro da Terra Roxa Wilson Matos e Cláudio Tedeschi, respectivamente.

Bruno Rocha, CFO (Chief Financial Officer) da TCS enalteceu o apoio da Prefeitura e entidades que auxiliaram no processo para escolha do projeto para Londrina. Também Nado Ribeirete, presidente da Codel, agradeceu o apoio das instituições neste processo de prospecção. 

 

 

Potência mundial 

O Country Head da TCS, Tushar Parikh, falou sobre o compromisso da empresa com o país e com a América Latina, especialmente com o desenvolvimento de capital humano e de talentos locais.

A empresa é especializada no desenvolvimento de softwares empresariais e serviços operacionais de tecnologia, como programas para bancos e empresas de grande porte, sendo o maior conglomerado de TI na Índia. Atualmente, está em 46 países e conta com cerca de 380 mil funcionários em 60 diferentes centros espalhados pelo mundo. A receita consolidada da empresa, em 2017, foi de R$17,5 bilhões.

 

Geração de empregos

A instalação da TCS em Londrina irá impactar toda a região. A previsão, segundo Parikh, é que sejam gerados, no decorrer dos anos, até 4 mil empregos diretos na cidade. “E a expectativa é tornar o centro operacional, que está sendo instalado em Londrina no maior da TCS no país e no maior em língua portuguesa do mundo”, projetou.

A empresa já abriu o processo seletivo para as 80 primeiras vagas. As instalações físicas da TCS na cidade serão no centro da cidade, num prédio próximo ao Terminal Urbano de Ônibus. O local terá capacidade para 700 profissionais, sendo que novas vagas serão abertas conforme o crescimento da empresa. A média salarial deverá ser de R$ 5 mil. 

Parikh frisou que o objetivo da empresa é capacitar profissionais, fortalecer o segmento de tecnologia da informação, no qual Londrina tem grande potencial, e alavancar o desenvolvimento tecnológico, científico e de inovação em toda a região. “É uma honra fazer parte deste importante anúncio e agradeço a toda a equipe do prefeito Marcelo Belinati e instituições ligadas ao Município que nos ajudaram a tomar a decisão de implantar a empresa aqui”, afirmou.

Uma nova unidade da TCS será está prevista para ser construída no Parque Tecnológico Francisco Sciarra, no Parque das Indústrias Leves.

Os interessados podem cadastrar os seus currículos através do link https://ibegin.tcs.com/iBegin/register. Novas vagas serão publicadas nos próximos meses.

 

Fonte: Agência Terra Roxa

Enviar comentário

voltar para Notícias

left tsN fwR uppercase show|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left fwR uppercase show bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd c10|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||