​Multinacionais de tecnologia planejam expansão em Londrina

Publicado em 26/09/2018 às 14h22
A Atos e a TCS (Tata Consultancy Services), duas multinacionais que estão entre as líderes mundiais em serviços de tecnologia, planejam ampliar nos próximos meses a quantidade de áreas de atuação e, consequentemente, de empregos, nos escritórios em Londrina. Diretores das empresas afirmam que a demanda crescente, principalmente regional, por soluções que usam como base a informação e a comunicação tem ocorrido além do esperado e devem fortalecer a instalação de departamentos de desenvolvimento de produtos em um prazo curto ou médio na cidade. 
 
Ambas as multinacionais levaram estandes ao SAP Forum Brasil 2018, na capital paulista, nos dias 11 e 12 deste mês, para mostrar os últimos lançamentos em soluções empresariais que usam as plataformas SAP. Na ocasião, representantes da Atos e da TCS afirmaram que a demanda do mercado é alta, principalmente a da indústria, que precisa cortar custos em um momento de crise para voltar a crescer. Nesse cenário, os escritórios na cidade devem ampliar a oferta de serviços. 

Já no último dia 17 a TCS anunciou a abertura de 130 vagas em Londrina, das quais 40 para trainees, 50 para profissionais com conhecimento básico de computação e 40 para PCD (pessoas com deficiência). No primeiro processo seletivo, o prazo termina neste domingo (30) e é possível fazer a inscrição por meio do site Vagas.com (https://www.vagas.com.br/vagas/v1724475/programa-de-trainee-londrina). Nos dois casos seguintes, os interessados podem se inscrever pelos links ibegin.tcs.com/iBegin/register e epartner.vagas.com.br/v1758431, respectivamente.

O diretor de Enterprise Aplication Services (Serviços de Aplicações Corporativas, em tradução livre) da TCS na América Latina, Bruno Solly, diz que Londrina se mostrou ainda mais estratégica para o desenvolvimento da empresa do que o esperado. "Nosso objetivo é ter todos os serviços e produtos da TCS montados em Londrina para atender regional, nacional e globalmente. Já temos diversos clientes atendidos e estamos crescendo rapidamente em Londrina." 

Ele afirma que a expectativa era chegar a 1,5 mil funcionários no escritório em dois anos e o prazo terá de ser encurtado. "O número de clientes é bem acima do que esperávamos antes", completa Solly, que considera a demanda de empresas dos Estados do Sul acima do esperado. "É muita gente de Curitiba, Porto Alegre, porque empresas com grande base na região querem desenvolver as competências da região. Todo mundo cresce e sai ganhando." 

O diretor na TCS cita que a implantação de um centro de desenvolvimento de produtos na cidade está prevista para esses dois anos. "A área de serviços já está explodindo e é consequência natural que a de produtos chegue logo", conta Solly, ao citar bancos, seguradoras, operadores logísticos e empresas de tecnologia como os principais clientes. 

Da mesma forma, o diretor de transformação digital da Atos, Alexandre Morais, afirma que há demanda por profissionais com sólida base em matemática, estatística e também em tecnologia, para o centro de inovação em Londrina. "Até por conta da base universitária que Londrina proporciona, temos interesse em aumentar a participação da Atos em todo o mercado de soluções", diz. 

Morais considera que o terceiro setor é o que mais necessita hoje de soluções em sistemas como machine learning (aprendizado da máquina, ou inteligência artificial), análise de dados, internet das coisas e algoritmos. "Esse assunto é muito quente no mercado e cada vez mais temos uma indústria com participação no PIB cada vez menor, ao passo que precisam ficar mais eficientes, evitar custos adicionais ou perdas de produção, então procuram organizações que possam oferecer ferramentas agnósticas para várias tecnologias."

​Fonte: Folha de Londrina​

Enviar comentário

voltar para Notícias

left tsN fwR uppercase show|left tsN fwR uppercase bsd b01s|left fwR uppercase show bsd b01s|bnull||image-wrap|news login uppercase b01 bsd c10|fsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd|tsN fwR uppercase b01 bsd|fwR uppercase bsd b01|content-inner||